Olá, leitores! Hoje eu vou falar sobre 15 plantas de fácil cuidado que você pode ter em casa, na varanda ou no jardim. São plantas que não exigem muita água, sol ou manutenção, mas que trazem muita beleza, charme e até sorte para o seu lar. Vamos conhecer algumas delas?
1. Tradescantia
Com seus tons verde, branco e roxo, dão um colorido especial sob qualquer iluminação que receba. Entretanto, para realçar os tons roxos, precisa de maior incidência de sol. Se desenvolve bem em ambientes abertos e fechados e é bem resistente. Por se tratar de uma forragem, pode ser usada como lindos vasos pendentes e é ideal para os apressadinhos que não tem tanta paciência para esperar a planta crescer. Ela tem desenvolvimento rápido e em muitos jardins são consideradas como pragas por seu desenvolvimento acelerado.
2. Rafia
Muito usada na decoração, esta palmeira se desenvolve tanto em jardins como em vasos. Resistente e com poucas exigências, é ideal para preencher espaços como cantos, corredores. Seu porte pode ser controlado através de poda.
3. Croton
Planta que apresenta diversos tamanhos de folha e tonalidade, se destaca pelo colorido de suas folhagens que trazem todo um diferencial seja em jardins como solo em uma decoração. Ideal para lugares com muito sol como varandas e jardins uma vez que seu contraste de cores irá acentuar com a incidência solar. Ou seja: quanto mais sol ela tomar maior será a variação das cores e formas das folhas.
Com folhas coriáceas e flores que duram muito tempo, dá uma delicadeza para o ambiente. Por se tratar de uma planta epífita, ou seja, vive sobre árvores refugiando do sol, ela possui uma adaptação para ambientes fechados que recebam sol do início da manhã ou fim da tarde. Sua inflorescência dura um tempo considerável e pode passar maior parte do ano apresentando um colorido que se destaca entre suas folhas verde escuras.
5. Sanseviérias
Planta ideal para os esquecidinhos. De grande resistência, as sanseviérias tem um grande valor ornamental pois creditam a ela poder de purificar o ar. Com valores místicos e religiosos, apresenta folhas coriáceas lanceoladas e de coloração verde com tons de branco e amarelo. A Espada-de-são-Jorge, por exemplo, é resistente e pode ser cultivada em pleno sol ou a meia-sombra. É facilmente cultivada em pequenos vasos ou canteiros no jardim. Vive bem também em ambientes internos. Regue uma vez na semana, mas cuidado com o excesso de água para não deixar o solo encharcado. Além de ser uma planta fácil de cuidar, ela também é conhecida por atrair boas energias e proteger contra o mau-olhado.
6. Peperômia Scandens
A queridinha da comediante Babu Carreira, esta planta se dá super bem em ambientes fechados mas com boa luminosidade. Para locais como apartamentos ela dá um contraste legal com seus tons de verde e branco. Quanto mais luz ela receber diretamente mais acentuada os tons claros ela fica. sua rega para estes ambientes é moderada o que ajuda a evitar a molhadeira pela casa. Sua inflorescência possui pouco valor ornamental, o que chama mesmo a atenção é sua folhagem.
De fácil cuidado, esta planta é um ótimo toque para o seu ambiente. Resistente ao sol e se desenvolve bem também a sombra (ou seja, sol por duas horas), ela se desenvolve bem se achar água esporádica e bom solo sem muitas exigências. Dá um toque roxo se ao sol ou verde e branco se em sombra.
7. Aspargo
De fácil cultivo e com bom rendimento, também é outra queridinha dos apressadinhos que querem ver a planta deslanchar rápido. Possui muitas variedades que podem ser de meia sombra a sol. São volumosas e podem ser cultivadas tanto em solo como pendentes. Ideal para dar contraste com outras plantas pelo aspecto de suas folhas similares a agulha ou alfinete, como é mais comumente conhecido.
8. Tillandsia
Essa planta vive no ar ou em suportes, dispensando o cultivo na terra ou em vasos. Necessita de um local protegido do sol, com luz indireta e não precisa de muita água, pois absorve a umidade do ar. Vive bem em varandas e ambientes internos e úmidos. Ela é ideal para quem quer ter um toque de verde na decoração sem ocupar muito espaço.
9. Jibóia
Essa planta tropical é resistente e bem fácil de cuidar. Ideal para ser cultivada em vasos na varanda ou em ambientes internos. Requer pouca manutenção: basta regar duas vezes na semana e garantir um pouco de luz natural.
10. Pata-de-elefante
Essa planta tem um aspecto único e frondosa folhagem. As patas-de-elefantes são plantas fáceis de cuidar em vasos ou jardins, pois crescem com pouca água. Praticamente não exigem manutenção e suportam longos períodos de estiagem, armazenando água em seu tronco.
11. Cactos
Se tiver sol, cacto é o ideal. Essas plantas nativas do deserto sobrevivem muito bem sem água, contudo algumas delas são sensíveis à exposição solar direta, por isso tome cuidado! Elas são ótimas para quem quer ter um pouco de natureza em casa sem se preocupar com regas frequentes.
12. Suculentas
Assim como os cactos, essas plantas nativas do deserto sobrevivem muito bem sem água, mas algumas delas precisam de luz indireta para se desenvolverem bem. Elas são muito charmosas e podem ser cultivadas em pequenos vasos ou arranjos.
13. Hibisco
Essa planta tem flores encantadoras e de diversas cores. Não são exigentes quanto ao tipo de solo e resistem à falta de água, sobrevivendo com chuvas e regas ocasionais. Pode ser cultivado em pleno sol ou meia-sombra. Sua floração é duradoura e surge no final do inverno ou começo da primavera. No jardim não necessita de poda, mas se plantando em vaso requer a retirada de galhos secos.
14. Zamioculca
Essa é uma planta muito elegante e que se adapta bem a ambientes internos. Ela gosta de luz indireta e precisa ser regada uma vez por semana ou quando o solo estiver seco. Ela é ótima para quem tem pouco espaço, pois não cresce muito.
15. Antúrio
O antúrio é uma planta tropical que se destaca por suas flores vermelhas, rosas ou brancas em forma de coração. Ele precisa de um ambiente iluminado, mas sem sol direto, e de rega regular para manter o solo úmido. O antúrio também gosta de umidade, por isso é bom borrifar água nas folhas.
Gostou da lista, curta e compartilhe este post com quem gosta do tema, nos siga nas redes sociais e mande sugestão de novos temas. Adoramos saber a sua opnião. Um abraço e até a próxima lista!
Comentários
Postar um comentário